Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Reflexão sobre a violência


Meus irmãos em Cristo está semana tive vários sonhos que me deixaram angustiada, sonhei com alguém querendo invadir minha casa, depois que raios queriam me pegar. Sei muito bem que existem vários tipos de sonhos o que renderia um post, mas não são dos sonhos que eu gostaria de falar, mas da violência que está em toda parte, e já faz parte do nosso dia-a-dia, assim acredito que estamos nos acostumando com ela. Logo na Segunda-feira uma garota que faz os serviços domestico na nossa casa, foi assaltada e na quarta-feira a casa do nosso vizinho foi invadida por 4 rapazes que levaram o que acharam que era de valor.
Se no nosso post anterior falei de Paz neste quero falar sobre a Violência. Jesus disse em uma das passagens bíblica: "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal." Jesus. (Mateus, 5:39.). Estas palavras do Mestre indica que não devemos retribuir o mal com o mal, violência com violência, e foi justamente isto que eu falei aos meus vizinhos, que deveríamos agradecer a Deus porque as pessoas entraram e saíram em paz, eles não foram agredidos fisicamente, embora o susto fosse muito grande, só tinham que agradecer a Deus porque os bens terrenos são substituídos.
Outro fato importante é não culpar Deus pela violência humana, Deus é ser supremo, criador de todas as coisas, portanto seria um erro culpá-lo das atitudes do ser humano.
Li em um artigo uma vez que a propensão à violência é característica dos Espíritos vinculados ao planeta Terra, variando apenas quanto a intensidade e aos estímulos necessários para desencadear a ação violenta. Daí a razão do "não julgueis" porque não sabemos se já fomos capazes de praticar essas ações em vidas anteriores.
Não nos cabe aqui,discuti as causas da violência, pois elas são muitas. Até porque não estamos buscando soluções para a violência social, mas cabe as autoridades responsáveis pelos setores cumprirem seu papel e toda a sociedade ajudar.
Queremos refletir aqui neste post a nossa parcela de contribuição para que esta violência ocorra. Meus irmãos até nossos pensamentos podem ser um ato de violência, quando enviamos formas pensamentos através da maledicência contra nosso semelhante e além de buscarmos formas cada vez mais agressivas para acabar com a violência, como: pena de morte, extermínio, tortura, etc. Assim, criamos um ciclo vicioso de agressões que não acaba com a violência, apenas a intensifica gerando o espiral: ódio-vingança-ódio.
Espero que realmente no futuro do nosso planeta a violência seja extinta e que o amor vença, porque é só através do Amor que a transformação ocorrerá.
Muita Paz!

3 comentários:

  1. Boa noite Mara... nossa obrigado o carinho da visita. Muito importante esse insentivo!
    Qto ao post, realmente a violencia assola a sociedade, nos lares ou nas ruas... mostra o qto o homem ainda é carente de paz intima, o que refleta na violencia exterior... gritos, palavrões, ofensas, retaliações, não resolvem o problema, afinal o "olho por olho" ja demonstrou sua ineficacia. A solução ja foi proferida a mais de 2000 anos por Jesus: ama a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a ti mesmo.
    Sem mais palavras, mas é chegada a hora de ações, pois nada educa mais que o exemplo!!
    Grande postagem amiga... que sua noite seja de muita paz e conforto aos amigos que sofreram essas agressões!! Fique c/ Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara!

    Quero agradecer tua visita e comentário lá no blog 'espirita na net', fico feliz que tenhas gostado da mensagem!

    Gostei muito do teu blog, dos temas abordados e das reflexões que vc faz aqui, além de ter imagens bonitas. Tenho certeza que vc ajuda muita gente, parabéns, continue assim e conte comigo para o que precisar!

    Ah, e obrigada por ter os blogs 'espirita na net' e 'magnetismo' na sua lista! :-)

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  3. Adriana eu que agradeço suas palavras de amor e luz, mas gostaria de te dizer que sou uma formiguinha na seara do Mestre, uma aprendiz, uma seguidora do sublime peregrino jesus, mas ainda engatiando na seara espiritual, mesmo asism Deus te pague a caridade.

    ResponderExcluir

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino