Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A paz


Meus irmãos em Cristo, estava aqui pensando em um tema para postar, quando lembrei que não falei ainda sobre a Paz. A blogagem coletiva termina no dia 31 de janeiro e foi proposta pelo site Quiosque azul, sendo assim resolvi falar um pouco sobre a Paz.
Realmente estamos vivenciando uma luta diária para buscar a paz. Todos da Terra almejam por um planeta melhor, aonde a discórdia, discriminação, preconceito, guerras, entre tantas outras diferenças sociais que geram um conflito, possam ser eliminadas da nossa orbe. Poderemos alcançar este desejo(embora muitas pessoas o achem utópico) quando o ser humano mantiver em seu coração a paz que Cristo nos ensinou, assim no Evangelho de João( Jo 14,27) Jesus diz: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize." Evidenciando que a paz de Cristo era diferente da paz que muitas pessoas almejam.
O dicionário de Aurélio nos oferece vários significados para a palavras Paz e transcrevo abaixo:
paz
[Do lat. pace.] Substantivo femininos
1.Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais; tranquilidade pública; concórdia, harmonia: O respeito às leis assegura a paz de uma comunidade.
2.Ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento; entendimento, harmonia:
Vive em paz com os vizinhos e colegas.
3.Ausência de conflitos íntimos; tranquilidade de alma; sossego:
Goza de paz absoluta.
4.Situação de um país que não está em guerra com outro:
Grandes são os benefícios das épocas de paz.
5.Restabelecimento de relações amigáveis entre países beligerantes; cessação de hostilidades:
Breve foi a paz entre os dois países.
6.Tratado de paz: assinar a paz.
7.Ausência de agitação ou ruído; repouso, silêncio, sossego:
a paz do campo. [Pl.: pazes. Cf. pás, pl. de pá1.]

Assim podemos afirmar que a Paz de Cristo é diferente dos significados propostos pelo dicionário e diferente do almejado pelo mundo, porque O Cristo queria que as pessoas colocassem em prática seus ensinamentos, assim podemos dizer que a Paz do Cristo é diferente da do homem, porque com certeza se o homem vivenciasse os ensinamentos do Cristo não haveriam conflitos, nem preconceitos de espécie alguma, nem guerra, nem nada semelhante ao que está acontecendo por toda parte, principalemnte a falta de amor.
Assim, para que a paz ecloda no mundo se faz necessário que os homens cultivem os ensinamentos do Mestre, realizando a vontade do pai celestial e nos harmonizando com as leis divinas.
Outra ideia que ocorre a minha mente é que a Paz do Cristo não é também a pura ausência de problemas, na minha concepção a paz que Jesus mencionava é saber passar por nossas aflições e conflitos interiores ou exteriores com a confiança em Deus tudo proverá e com a Paz no coração resolver todos os problemas, assim a paz que Jesus nos fala é a confiança irrestrita que devemos ter em Deus.
Muita Paz!

3 comentários:

  1. Oi Mara, adorei seu post, mas aprendi que a paz estã dentro de nós, mesmo vivenciando conflitos interiores, temos que buscar o equilibrio, portanto nossa paz interior.
    bjos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Mara!!
    Todos estamos com fome de paz amiga... mas da verdadeira paz, que nos permita encarar com mais serenidade os obstaculos do caminho.
    Desafios sempre surgem, mas nos angustiarmos com eles sempre será opção nossa.
    Cultivemos uma mente de paz, para que no nosso exterior se manifeste a paz!!
    Sua noite seja rica de paz e bons sonhos, abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo post, realmente seguindo o exemplo do Cristo, e cada um começando no intimo a praticar a paz, teremos um mundo melhor de se viver.
    Mudando atitudes, cultivando gentileza com os outros, respeitando os sentimentos, todas estas açòes são importantes para a construçào da paz.
    Beijos

    ResponderExcluir

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino