Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Que vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita


"Que vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita." Mateus, cap IV v. 1 a 4)

Aprendi desde cedo que para receber precisamos aprender a doar, embora algumas pessoas digam que as palavras de S. Francisco de Assis na oração:" É dando que se recebe", pode criar a chamada "troca de interesse" e subordinando - o dar pelo receber - à caridade por interesse. Quando ouço das pessoas essas coisas, sinceramente meus irmãos, sinto vontade de ri da inocência dessas pessoas, não podemos enganar a justiça divina fazendo o bem pensando em receber recompensa, Deus sabe o que passa em nossos corações e em nossas mentes.
Devemos praticar o bem, tranquilamente, com o coração puro e aberto, desinteressadamente, sem sentimentos de rancor, inveja, ciúmes entre outros sentimentos maléficos e principalmente em silêncio. Abaixo transcrevo uma passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo, que eu gosto muito:

A caridade, meus amigos, se faz de muitas maneiras; podeis fazer a caridade em pensamento, em palavras e em ações. Em pensamentos: orando pelos pobres abandonados que morreram sem ter podido mesmo ver a luz, uma prece de coração os alivia.(...) Cap. XIII- Que vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita.

2 comentários:

  1. Amiga, seguiste o conselho retirando as notícias, ficou legal, mas por mim, como te disse, gosto deste espaço de qualquer maneira.
    Quanto ao tema de hoje, concordo que esta passagem do evangelho é linda demais, e acrescentaria que antes de praticar a caridade aos outros, que a façamos a nós mesmos, só assim poderemos estendê-la aos demais desta maneira tranquila e discreta, sem alarde...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mora em Unaí-MG a terra da propaganda onde toda doação tem que ter públicidade, principalmente nos ditos "clubes de serviços", cada doação é ´publicado em revista, nos jornais, televisão, internet e falado nas emissoras de Radio, é a verdadeira midia nazista. Aqui não é só a mão direita que tem que ficar sabendo, é o corpo inteiro de o do bombeiro, o pessoal e o coletivo. Paulo Melo www.unaimg.com.br 38 3676 3770 99498402.

    ResponderExcluir

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino