Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O óbolo da viúva


E estando Jesus assentado defronte donde era o gazofilácio, observava ele de que modo deitava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, deitavam com mão larga. E tendo chegado uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, que importavam um real. E convocando seus discípulos, lhes disse: Na verdade vos digo, que mais deitou esta pobre viúva do que todos os outros que deitaram no gazofilácio. Porque todos os outros deitaram do que tinham na sua abundância; porém esta deitou da sua mesma indulgência tudo o que tinha, e tudo o que lhe restava para seu sustento. (Marcos, XII: 41-44 – Lucas, XXI: 1-4).

Ainda nos dias de hoje, valorizamos as pessoas por sua condição social na sociedade, assim deixamos de valorizar o que realemnte elas possuem de verdadeiro e valorizamos as contribuições feitas nas igrejas, centros espíritas, sociedade, etc. O homem precisa do pão material para sobreviver mas também procura o alimento espiritual, e muitas vezes, este alimento vem em forma de doação, por isso a viúva na passagem do Evangelho doou o que lhe era necessário porque sentia a necessidade de praticar a caridade.
O sublime da caridade seria procurar do seu próprio trabalho, pelo emprego de suas forças, de sua inteligência e de seus talentos, os recursos necessários que lhe faltam para realizar as boas intenções, ou seja, aquele que quer ser útil sinceramente encontra várias ocasiões de fazê-lo. Seja qual for o padrão social em que se encontre, pode-se ser útil.
Trazemos do passado tendências e inclinações, virtudes e vícios, somos espíritos imortais em evolução. Trazemos qualidades apreciáveis, mas também estamos ligados a sentimentos inferiores, mas todos nós sem exceção possuímos esse germe dentro de nós mesmos. Embora trazemos em nós esse Germe Divino, nós só iremos evoluir através de nosso próprio esforço da ação no bem.
Muita Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino