Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Estranha Moral

Quem não odeia seu pai e sua mãe

"E muitas gentes iam com ele, voltando-se Jesus lhes disse:- Se alguém vem a mim, e não odeia seu Pai e sua Mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo.
E o que não leva a sua cruz, e não me segue, não pode ser meu discípulo. Assim, todo aqueles que dentre vós não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.(LUCAS, cap. XIV, v.25, 26,27 e 33)
"O que ama, mais a seu Pai ou a sua Mãe, não é digno de mim." (MATEUS, cap. X v. 37)

COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC

A língua Hebraica não era rica e tinha muitas palavras com significado múltiplo.

Aliás, é necessário levar em conta os costumes e o caráter dos povos que influem sobre o gênio particular das línguas.


O vocábulo ODIAR nesta frase de S. LUCAS vem das antigas línguas e quer dizer AMAR MENOS, NÃO AMAR IGUALMENTE.(...) Evangelho Segundo Espiritismo, cap. XXIII MORAL ESTRANHA, item .

Meus irmãos , sempre achei estranha essa passagem quando não compreendia ainda a doutrina, porém nenhuma outra religião me deu uma explicação tão condizente com a moral do Cristo, quanto a que está no Evangelho Segundo o Espiritismo. Jesus não queria que ninguém abandonasse seus familiares, nem sua vida material para segui-lo, apenas alertava as pessoas que devemos cuidar mais do nossa caminho espiritual sem nos apegarmos muito as coisas da terra.
O que fazemos quando saímos de nossas casas para seguir o esposo? deixamos para trás pai, mãe e irmãos, mas não os abandonamos de fato, apenas deixamos de ver todos os dias. No inicio, principalmente para nós mulheres, não é fácil porque nosso referencial está voltado para a casa materna, mas com o passar do tempo aprendemos a conviver com essa situação. Acredito, na minha pequena visão de mundo, que Jesus estava se referindo a essas coisas. Não devemos nos apegar demais, não devemos abandoná-lo por causa do apego material, nada possuímos aqui nesta vida, Jesus desejava que nós meditassemos sobre essas coisas, a nossa vida verdadeira não é a que estamos vivendo agora, nossos pais, irmãos, amigos, filhos, são nossos companheiros de evolução e eles não são nossa propriedade.

Muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino