Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sábado, 21 de fevereiro de 2009

A depressão

Deus abre estradas onde não há caminho (autor desconhecido)

Bem- aventurados aqueles que têm puro o coração porque verão a Deus. (Mateus, cap. V, v. 8)

Meus irmãos em Cristo, conheci uma senhora no consultório médico que passou quase toda manhã contando sua história pessoal.Criada pro família abastada, sofreu maus tratos na infância e hoje se diz portadora de grande depressão.
A depressão meus irmãos é um estado de tristeza constante que persiste por dias, falta de apetite, de interesse por tudo, insonia, entre outros sintomas. Hoje, muitas pessoas sofrem desse mal.
A depressão, hoje, considerada uma doença, pode ser tratada com medicação, mas pelo angulo espiritual é a culpa, o remorso, a mágoa e o ressentiment, levam a pessoa a estados depressivos, originando outras doenças psicossomáticas e até mesmo o câncer. Esta senhora que conheci, disse que não consegue sorrir em momento algum e que teve câncer sem ter absolutamente nada, tudo fruto da imaginação, porque ela colocou na cabeça que estava com câncer, por isso devemos ter cuidado com o que pensamos.
Meus irmãos queridos, ao primeiro sinal de depressão procurem afastar a tristeza e a amargura do coração, porque elas destroem as correntes luminosas que se formam em volta de nosso espírito, trazendo o desânimo e levando a pessoa a entrar em sério estado de depressão.

De acordo o médico o neuropsiquiatra e psicoterapeuta, dr. Franklin Antonio Ribeiro, dirigente do Grupo Espírita Hosana Krikor e membro do Núcleo de Estudos dos Problemas Espirituais e Religiosos (NEPER), do Instituto de Psiquiatria da USP:
"A verdadeira prevenção está no autoconhecimento, no amor a si mesmo e ao próximo, tendo consciência de que os seres humanos são como são, e não da forma como gostaríamos que fossem. Só conseguimos compreender o outro, quando nos compreendemos, aprendendo a aceitar, a lidar com a insatisfação. Não há como prevenir depressão senão passarmos por nós mesmos. Deus está dentro de nós, então agradeça a Ele pela vida. Quando o temporal passa, surge um lindo sol."
Devemos meus irmãos lutar contra os pensamentos negativos que tentam nos dominar, buscando as forças positivas para encontrarmos o nosso progresso espiritual, material e moral.
Muita paz!

TRISTEZA
Irmão José / Carlos A. Baccelli
Mensagem extraída do livro Lições da Vida


Não permitamos que a triste nos mergulhe na depressão.
A apatia é abismo profundo do sairemos apenas à custa de muito esforço.
Não nos entreguemos, inermes, aos problemas que nos rodeiam, ensimesmados na tristeza.
Os que se rendem ao desanimo transformam-se em pacientes psiquiátricos, vitimados por estranha anemia de ordem moral.
Quando sentirmos que a tristeza insiste em se demorar conosco, ocupemos as nossas mãos e a nossa mente no serviço do bem. deixemos a poltrona do comodismo e desintoxiquemo-nos no suor da caridade.
Se abatidos espiritualmente no reconhecimento das próprias imperfeições, sintamo-nos incentivados à luta, ao invés de admitirmos a derrota.
Reajamos contra a melancolia, sacudindo o seu jugo de nossos ombros.
Reparemos que em nossos caminhos, de fato, “as bênçãos são muito mais numerosas do que as dores”. Observemos os exemplos de quantos se encontram lutando com limitações maiores que as nossas, sem que lhes escutemos uma reclamação sequer. No livro dos Provérbios, cap. 17, v. 22, está escrito: “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino