Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Sede Perfeitos (1)


Meus irmãos o cap. XVII do Evangelho Segundo o Espiritismo trata da máxima deixada pelo Sublime Peregrino que é "Sede perfeito como vosso pai celestial é perfeito", pretendo aqui fazer um laboratório do que será objeto de estudo do Grupo aonde tratarei do assunto, por isso, estudaremos no blog por alguns dias o referido capítulo, agradeço desde já qualquer cooperação que alguém possa deixar nos comentários e discordando se for o caso, de algo que eu cite e não condiza com a nossa Doutrina, obrigada!

SEDE PERFEITOS

1. Caracteres da Perfeição (Evangelho Segundo o Espiritismo)

"Mas eu vos digo, amai a vossos inimigos, fazei o bem aos que vos tem ódio e orai pelos que vos perseguem e caluniam, para serdes filhos de vosso Pai, que está no Céu, o qual faz nascer o seu sol, sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque se vos não amais senão os que vos amam, que recompensa haveis de ter?- não fazem assim os publicanos? E se vos saudardes somente aos vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem assim também os gentios? Sede, pois, perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito."(Mateus)

Jesus nos deixa um guia para alcançarmos a perfeição, sabemos que é muito complicado amar o inimigo, os que conseguem, estão em um patamar bem mais alto do que aqueles que ainda não conseguiram. Fazer o bem aos que nos odeiam é complicado, orar pelos que nos perseguem e nos caluniam parece em muitos casos impossível, mas meus irmãos ,Jesus deixa um modelo de perfeição que devemos seguir para nos considerarmos filhos de Deus e ele não disse que seria imediatamente, por isso necessitamos da reencarnação para que possamos lapidar nosso espírito e alcançar a perfeição, imitando-o, porque o próprio Jesus é este modelo de amor e doação que pretedemos um dia alcançar, subindo a escada da evolução.
Muitos autores fala da tarefa impossível de se igualar ao criador, mas acredito que Jesus não quer que tenhamos esta pretenção, devemos buscar com humildade exercitar nossas tarefas menores e para isto temos o Universo onde podemos empregar todo nosso aprendizado e culminar no máximo de desprendimento possível.
Muitas vezes, meditei a questão de amar os mais próximos da gente, em alguns casos é realmente mais fácil amar nossos irmãos de sangue, nosso filhos, pais, esposos, esposas, porém, para alguns, as vezes é impossível amar os parentes, achando mais fácil amar as pessoas que não fazem parte do seu convivio, simplesmente porque elas não conhecem seus defeitos intímos, igual aos que estão convivendo embaixo do mesmo teto, por isso, ouvimos algumas pessoas falando que "Fulano é um amor de pessoa" e em casa são verdadeiros tiranos do lar, péssimos companheiros, irmão intransigente, filho problemático, entre outras coisas. Por isso meus amigos, devemos primeiro amar os mais próximos de nós, porque só assim seremos verdadeiramente justos e prontos para amar nosso semelhante, o amor tem que ser universal e quem realmente ama, pratica todas as coisas que Jesus nos ensinou, perdoando os defeitos e erros dos nossos amigos, saberemos um dia perdoar aos inimigos e fazer o bem aos que nos odeiam, perseguem e caluniam.

Muita Paz!


Um comentário:

  1. amar a si mesmo, este o maior obstaculo ao homem, pois, não amando a si mesmo já mais saberá o que é o amor, o amor incondicional o amor que o Cristo veio trazer.Amando a si mesmo ele compreenderá a necessidade de superar suas imperfeições morais, ele reconhecerá em si o orgulho e o egoismo e provavelmente não exigirá tanto do próximo.

    ResponderExcluir

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino