Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O milagre é obra da fé


Queridos irmãos, sempre me perguntam se o espiritismo faz milagres, posso afirmar a todos, com base no Livro dos Espíritos de Allan Kardec, que não existe efeito sem causa, por isso entendemos que não existem milagres dentro ou fora do espiritismo, mas o que se chama de milagre é obra das nossas próprias ações. Muitas vezes não enxergamos o que fazemos na vida e as consequencias de certos atos são efeitos pelos quais passamos, o bem que me acontece é fruto da minha sementeira.
De acordo Sergio Biagi: No entender das massas, um milagre implica a idéia de um fato extranatural. No sentido teológico, é uma derrogação das Leis da Natureza, por meio do qual Deus manifesta o seu poder. Etimologicamente, vem do verbo latino mirare, que significa admirar-se, maravilhar-se. Segundo o Espiritismo, O milagre é sempre o coroamento, mas nunca derrogação das Leis naturais, que funcionam igualmente, para todos. É a designação de fatos naturais cujo mecanismo familiar à Lei Divina ainda se encontra defeso ao entendimento fragmentário da criatura.

O Espiritismo não faz milagres, mas faz entender como eles podem acontecer através da fé, explicando os fenômenos dentro das leis divinas. O homem desvendando os mistérios existentes na natureza , conhecendo esses mistérios, observará que nada de sobrenatural ali se encontra, que é apenas a força do conehcimento do mundo espiritual.
Os milagres feitos por Jesus e narrados nos Evangelhos só poderão ser bem compreeendidos, através do estudo dos fluidos materiais e espirituais e também através do estudo sobre magnestismo e Jesus era um grande magnetizador, mas só aceitaremos seus efeitos se bem entendermos como tal fenômeno ocorreu.
Segundo Allan Kardec, a ação magnética pode produzir-se de diversas maneiras:

1) pelo próprio fluido do magnetizador è magnetismo humano;

2) pelo fluido dos Espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre o encarnado è magnetismo espiritual;

3) pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento è magnetismo misto, semi-espiritual ou humano-espiritual. (Kardec, 1975, cap. XIV)

Podemos exemplificar alguns desses casos:

1) A utilização da lama feita de saliva e terra para curar o cego de nascença. Evidentemente, a lama feita de saliva e terra nenhuma virtude podia encerrar, a não ser pela ação do fluido curativo de que fora impregnada. Do mesmo modo, pode-se falar da magnetização da água, servindo de veículo, de reservatório de energia.

2) A perda de sangue. É o caso de uma mulher que sofria, há mais de dez anos, de hemorragia. Somente em tocar a vestes de Jesus, Ele sentira que uma virtude tinha saído dele.

3) A pesca miraculosa. Explica-se pela dupla vista. Jesus não produziu espontaneamente peixes onde não os havia; ele viu com a vista da alma.

4) Jesus caminha sobre as águas. Jesus, embora estivesse vivo, pôde aparecer sobre a água, com uma forma tangível, estando alhures o seu corpo. É a hipótese mais provável. Pode-se, também, explicar o fato através do fenômeno de levitação. (Kardec)

Para concluir, a fé meus irmãos é a obra do milagre, sem ela, nada acontece, com a fé tudo é possível, com a fé até uma faca cega cura, a pessoa que toma um remédio sem fé, este não surtirá efeito algum, sem a fé o milagre não pode acontecer. A fé abre as portas para a entrada das energias benfazejas. Ela ajuda a criar uma sintonia entre o beneficiado e o beneficiador, como se fosse entre um transmissor e um receptor, fazendo surgir entre os dois uma empatia. É através da fé que milagres acontecem todos os dias

Muita Paz!

Um comentário:

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino