Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

terça-feira, 30 de junho de 2009

o Alcoólismo


Meus irmãos, ouvindo relato de uma amiga sobre seu filho, meditando sobre o vício da bebida, rememorando minha infância e a minha vida presente é que resolvi postar sobre o vício da bebida. A nível de esclarecimento, vou contar um pouco da minha vida: Lembro que aos cinco anos de idade já me via fugindo do meu próprio pai, me escondendo embaixo da cama, pois não suportava que ele me pegasse e me enchesse de beijos com aquele bafo de álcool, portanto cresci sem suportar o cheiro da bebida, mas este mesmo cheiro me persegue, casei com um homem que hoje é alcolatra, embora ele não admita o vício, bebe todos os dias, e todos os dias está embriagado e confesso a todos vocês, se ainda permaneço ao lado deste homem é pelo dever cristão, e pela própria doutrina que professo minha fé. Gostaria de salientar que o amor que tenho pelo meu esposo já sublimou em 27 anos de casamento e porque apesar do vício ele é um pai amoroso e um esposo dedicado.
Assim, quando alguém chega ao Grupo em que trabalho e me pede para tirar o vício do filho, do esposo, da esposa, do irmão... ouço com paciência, mas a minha resposta é que não tenho este poder porque se o tivesse já teria retirado do meu próprio esposo. As pessoas me olham sem acreditar nas minhas palavras, mas é a pura verdade.
O alcoolista não é somente um destruidor de si mesmo, é também um veículo das trevas, ponte viva para as pontes arrasadoras do mal. Joanna de Ângelis nos ensina que a “pretexto de comemorações, festas e decisões, não nos comprometamos com o hábito da bebida. O oceano é constituído de gotículas, e as praias, de inumeráveis grãos. Libertemo-nos do chavão "HOJE SÓ".
Além dos prejuízos morais que a dependência de álcool acarreta temos também os prejuízos físicos: Depressor do Sistema Nervoso Central, o álcool é Droga perigosa e traiçoeira, e são gravíssimas as consequências do uso cronico do Álcool. Vão das elevações de pressão arterial, às úlceras, problemas cardíacos, à cirrose hepática, às hepatites, tumores de laringe e esófago.
A cura meus irmãos só pode ser encontrada no próprio paciente, ele tem que querer tomar o remédio, na minha família, um dos meus irmãos seguiu o exemplo do meu pai, virou um viciado em álcool, foram anos pedindo aos irmãos maiores misericórdia para seu espírito e que o libertasse da bebida, até que um dia ele tomou a decisão, apesar dos prejuízos e depois de muito sofrimento ele conseguiu se libertar e hoje é um homem sem amor dos filhos, da companheira que nunca o abandonou, mas que sabemos que a mágoa está lá latente nos corações daquela família.
O alcoolismo, do ponto de vista espiritual, é uma responsabilidade do próprio Espírito. Muitas vezes culpamos o meio ambiente, a televisão, o rádio e o cinema, mas esquecemo-nos de que temos o livre-arbítrio e a vontade de o evitar. O espírita tem outras razões para serem analisadas: uma delas, é o fato de poder ter sido um alcoólatra numa encarnação anterior. Quando reencarna, reencarna com tendência ao vício de beber; a outra, não menos importante, é a influência dos Espíritos obsessores que nos induzem a beber, para que eles possam absorver a substância etílica emanada da bebida.
Meus irmãos as únicas armas que dispomos, para ajudar os nosso amigos ou familiares ainda é a oração, os bons conselhos e a leitura do Evangelho ou leituras edificantes.

Você sabia?

Você sabia que, segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2001 foram internados 84.467 brasileiros por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso do álcool, demandando um gasto de mais 60 milhões de reais? Ainda segundo o Ministério da Saúde, o álcool é a droga mais usada pelos jovens no Brasil. Segundo pesquisa realizada em 14 capitais brasileiras em 2001, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o consumo começa cedo: em média, aos 13 anos. E o pior é que o álcool é a porta principal de acesso às demais drogas. E você sabia que a influência da TV e do Cinema nos hábitos de crianças e adolescentes foi recentemente comprovada por pesquisadores da Escola de Medicina de Dartmouth, nos Estados Unidos? Por todas essa razões, vale a pena orientar nosso filho para que não seja mais um a aumentar essas tristes estatísticas. Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em história de autoria desconhecida e em matéria publicada pela Folha de São Paulo em 24/03/2002, intitulada “Nunca se bebeu tanto na TV.

Muita Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino