Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sábado, 20 de junho de 2009

Nossos filhos são espíritos


Meus irmãos queridos, a literatura espírita nos oferece vários livros sobre educação e doutrinação de pais e filhos, mas é neste livro que nem li todo( confesso), mas que a cada dia venho recomendando aos pais, que me procuram porque tem problemas com seus filhos, sejam de ordem moral ou espiritual.
Outro dia, procurou-me na casa espírita onde dedico minhas poucas horas ao atendimento fraterno, um irmã, que desesperada queria ajuda para seu filho de onze anos. Não citarei nomes para não constrangê-los e também por uma questão de caridade. A irmã dizia que seu filho é problema desde que nasceu, muito inteligente, mas que ela já não suportava mais carregar aquele fardo, pois seu pequeno, tem comportamentos estranhos, destruindo tudo que lhe cai em mãos, deixando-a revoltada, ora acreditando que ele o faz propositalmente, dizia que já o tinha levado a psicólogos e que o tratamento ficou muito caro e ela desistiu, dizia não mais saber o que fazer para ajudá-lo e que a própria voz da criança era insuportável.
Meus irmãos, senti como se tivesse levado um soco, quando ela confessou-me não suportar mais a voz da criança e um sentimento de piedade por este dois seres tomou-me de imediato. São duas vítimas do passado, e eu percebi que a mãe necessitava muito mais de ajuda do que a própria criança e tive que dizer isso para ela.
Recomendei leitura do Evangelho em seu lar, água fluidificada, o passe para ela e para a criança e se possível educação doutrinária para ambos nas reuniões de doutrinação. Ela alegou não poder ir as reuniões porque é professora e trabalha a noite, assim meus irmãos, depois de um passe e palavras de incentivo, foi-se e não a vi mais. Mas oro todos os dias para os dois e peço a Deus que ela encontre o caminho da paciência.
No livro citado acima encontrei palavras do autor esclarecedora sobre a questão do comportamento de nossos filhos, muitas vezes desejamos que eles sejam anjos e que nda façam de errado, mas hermínio nos diz que:

"A criança é um espírito que nos foi confiado por algum tempo. Raramente é um ser moralmente perfeito e acabado. Não é, também, a não ser em casos raros, um demônio de maldade chocante. A angelitude e os mais tenebrosos graus de transviamento moral são extremos que, ao contrário do que costumamos dizer, não se tocam. Aquele que percorre milênios vivendo, vida após vida, na sistemática prática do erro deliberado, acaba descendo tão fundo na escala de valores morais que fica com um longuíssimo e penoso caminho a percorrer para retornar. E difícil, mas não impossível, a tarefa da conquista da paz." (Hermínio Miranda)

Muitas mães precisam aprender isto, não somos seres moralmente acabados, por isso estamos aqui, nossos filhos e nós , para subirmos os degraus da evolução.A mãe é a maior responsável para conduzir este ser, ela será o exemplo, o modelo que a criança primeiro irá se espelhar, e que primeiro vai querer copiar, portanto a mãe é o ícone mais forte para levar este espírito para o caminho do bem, porém se ela não consegue entender a missão que lhe foi confiada, ela realmente fracassa ou abandona à sorte , por isso, muitas mães por medo, por egoísmo, abandonam nos orfanatos, nas portas dos lares, nos lixões entre outros lugares, ou até agem como animais matando a própria cria, para fugir da missão que Deus a confiou.

Muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino