Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aprender a fazer


Meus queridos irmãos, o aprender a fazer dentro da ferramenta do Sedes Perfeitos (cap.XVII do Evangelho Segundo o Espiritismo), indicam mudanças e superação de preconceitos. Jesus disse: Batei e abri-se-vos-á, buscai e achareis, pedi e obtereis. Isto engloba várias hipóteses na vida material, formas de pensar, agir e sentir, transformando pensamentos e ações.
O homem, como ser social, necessita aprender todos os dias a conviver na sociedade em que participa, por isso o aprender a fazer é aceitação do novo, é a coragem de executar, de correr riscos, de errar na intenção de querer acertar, seguindo a proposta do evangelho: Fazes isso e viveras. É sair da acomodação que caracteriza o comportamento humano, aprender a fazer é ter coragem de mudar todos os dias.
Em alguns casos, percebemos pessoas resistentes em aprender a fazer, principalmente, quando o conhecimento está ligado a valores culturais, as pessoas não querem mudar sua forma de pensar, ou muitas vezes, acreditam cegamente em conceitos que foram implementados durante a infância, aprenderam daquela maneira e acreditam que só existe aquela forma de entender determinadas coisas. O espírito é um ser de ação, ele necessita a cada reencarnação aprender a fazer, o seu agir esta impregnado do que aprendeu em vidas passadas, o seu sentir também está vinculado a laços anteriores, a evolução do ser espiritual depende das suas ações praticadas em vidas passadas, assim sua reação ao aprender a fazer, também está ligada ao querer e ao conhecer. Dessa forma, quando encarnadas, as pessoas agem pelos seus interesses, por metas que querem alcançar, por motivações ou estímulos, pelo conhecimento adquirido ao longo de cada jornada reencarnatória, pelas suas ideologias e valores adotados, por fim, pelos hábitos naturais ou relativos à sua educação. É através da ação que o ser humano transforma e ele nasce com essa capacidade, por isso meus irmãos, as tendências que trazemos de outras encarnações devem ser observadas por nós mesmo e estimuladas se são boas e eliminadas se ruins, por isso conhece-te a ti mesmo, para que possas ter a consciências dessas verdades e mudar o teu espírito aprendendo a fazer sempre.
Assim, toda ação de fazer exige uma compreensão da situação e seus elementos para que possamos fazer as escolhas adequadas e responsáveis, mas somos responsavéis por nossa felicidade ou infelicidade, não devemos culpar ninguém pelos nosso desgostos, o único responsável somos nós mesmo, por isso Jesus é o nosso modelo, por isso o fazer exige busca incessante da melhoria, exigência da organização do que quer se desenvolver, incluindo neste processo nossa família, amigos, colegas de trabalho, ou os semelhantes que passam em nosso caminho, eles são os instrumentos do nosso aprender a fazer.

Muita Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino