Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Aprender a conviver


Aprender a conviver é compartilhar experiências desenvolvendo responsabilidades sociais. Disse Jesus: Fazer aos outros o que desejamos que os outros nos façam (Mateus: 7:15), é a lei de convivência, respeitando as individualidades, aprendendo a tolerar e cooperando fraternalmente com todos. As experiêcnias geram responsabilidades que leva o homem a buscar integração com a natureza, o comrpopmisso com a humanidade e a necessidade de superar egoísmos coletivos e individuais, isso só sera possível com o diálogo entre outras coisas.
Respeitar as diferenças é uma das regras do aprender a conviver, é o intercâmbio de idéias, aprendendo a ouvir e aceitar o que o ooutro tem a dizer, é não querer ser melhor que o outro, achando que só a nossa opiniâo é a mais importante e mais coerente, é a convivência pacífica identificada com o convite de Jesus: Fazei aos outros o que gostaríeis que eles vos fizesse.è romper com o germe do egoísmo e do orgulho vencendo a si mesmo.
Aprender a conviver é conveniente em varios setores da comunidade, seja no âmbito familiar, escolar ou social, viver em grupo é complicado e requer renuncia da forma que agimos e pensamos para respeitar o que o outro pensa e faz. Aprender a ocnviver é entender que o outro não é igual a mim, portanto, ele não pode pensar como eu, é entender que os outros são espíritos imperfeitos em evolução assim como nós, que ainda estamos engatiando na escalada evolutiva, mas cada qual no seu ritmo, uns mais lentos que outros, porém todos chegaremos lá cedo ou tarde. Aprender a conviver é aceitar a critica do nosso vizinho, do nosso colega de trabalho, das pessoas que estão ao nosso redor, e que as vezes tem uma visão melhor dos acontecimentos do que a gente que estamos envolvidos com o problema, geralmente estamos tão absorvidos por estes problemas que não percebemos que a visão do nosso compaheiro de jornada é amis clara e tras a solução para muitos de nosso problemas. Aprender a conviver é não julgar nosso semelhante.

Muita Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino