Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Os Sete Pecados


Meus irmãso em Cristo, até hoje não sabia o que era meme, até a minha filhota Cris, do Blog Irmãos Fraternos me presentear com um meme " Os Sete Pecados" e junto com ele, postar algo que se referisse ao tema proposto. Meditando muito sobre o assunto, quero esclarecer que a palavra pecado no Aurélio tem os significados abaixo relacionados:

pecado
[Do lat. peccatu.]
Substantivo masculino
1.Transgressão de preceito religioso.
2.P. ext. Falta, erro; culpa, vício:
3.Maldade, crueldade:
4.Pena, lástima, tristeza:
Que pecado não ir à praia num dia tão lindo! [Dim. irreg.: pecadilho.]
Pecado capital. 1.Rel. Cada um dos sete vícios ou faltas graves catalogados pela Igreja católica na Idade Média, e que fazem parte da tradição cristã. [São eles: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, orgulho e preguiça.]
Pecado mortal. 1.Rel. Na doutrina cristã, o que viola a lei de Deus em matéria grave e leva à danação da alma.
Pecado original. 1.Rel. O pecado de Adão e Eva, transmitido a todos os seus descendentes, que nascem em estado de culpa.
Pecado venial. 1.Rel. Na doutrina cristã, o que enfraquece a graça (9) sem a destruir.
Dos meus pecados. 1.V. dos pecados:
Dos pecados. 1.Terrível, espantoso, extraordinário; dos meus pecado

O Espiritismo trata do assunto em três questões sucessivas, contidas n' O Livro dos Espíritos:

LE 122:
"O livre arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Ele não teria mais liberdade se a escolha fosse determinada por uma causa independente da sua vontade. A causa está (...) nas influências a que cede em virtude de sua vontade livre. E' a grande figura da queda do homem e do pecado original; alguns cederam à tentação, outros lhe resistiram."

LE 122-A:
De onde provêm as influências que se exercem sobre ele? -- "Dos Espíritos imperfeitos, que procuram se aproximar para dominá-lo, e que se alegram em fazê-lo sucumbir. Foi isso o que se intentou simbolizar na figura de Satanás."

LE 122-B:
Esta influência não se exerce sobre o Espírito senão em sua origem? -- "Ela o segue na sua vida de Espírito, até que tenha tanto império sobre si mesmo, que os maus desistam de obsidiá-lo."

A Igreja, ao relacionar o que ela considera os 7 pecados capitais da criatura humana, deu-nos também a receita para podermos neutralizá-los e combatê-los, sem imaginar, por certo, que todos eles podem tornar-se fatores atrativos da influência dos maus Espíritos, mas as virtudes que lhes são opostas constituem excelente preservativo:

* soberba (orgulho, altivez, arrogância) x humildade
* avareza x generosidade
* luxúria (sensualidade, libertinagem) x castidade
* ira x paciência
* preguiça x disposição
* gula x comedimento
* inveja x caridade

Muita paz para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino