Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os pobres de espírito


No sermão das montanhas o Cristo afrimou: Bem aventurados os pobres de espíritos porque herdarão a terra. E eu pensava, assim como muita gente deve pensar, que Jesus estava se referindo as pessoas pobres ou seja, desprovidas de bens materiais. Neste tempo não tinha maturidade para entender essas palavras e achava mesmo que Jesus amava a pobreza (material).
Hoje, depois de muito estudo e leitura, começo a entender que Jesus falava de humildade. O verdadeiro humilde, este nem sabe que é humilde, para ele ser humilde é tão natural que nem o percebe, as pessoa dizem que ele é humilde, ele apenas sorrir, porque não se encherga assim.Para o humilde não importa saber o que é certo ou errado , mas simplesmente atende a um chamado de ordem superior e segue o seu caminho com uma fé inquebrantável.
Jesus Cristo é o maior exemplo dessa humildade, na Terra tivemos outros, assim como Chico Chavier, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Francisco de Assis, entre tantos outros anônimos. Dentre os seus vários ensinamentos, aquele que compara o Reino de Deus a uma criança, vem bem a calhar, pois evoca com firmeza o símbolo da humildade e da simplicidade, as crianças são os seres mais puros na face da Terra, nelas os germes do orgulho, egoismo, inveja, ainda não eclodiram, as crianças, meus irmãos , são assim puras e inocentes como os espíritos que Deus criou, apenas a maturidade mostrará a verdadeira essência do espírito e suas tendências para as coisas boas ou ruins, por isso não adianta conhecer profundamente a teologia e as mais altas concepções filosóficas. Se não nos fizermos humildes como as crianças.

No Evangelho Segundo o Espiritismo no cap. VII _ Bem aventurados os pobres de espíritos, Allan KArdec faz o seguinte comentário:

Desta máxima, zomba a incredibilidade, por não compreende-la. Por pobres de espírito, não entende Jesus os baldos (carecidos) de inteligência, mas os humildes; e diz que para estes e não para os orgulhosos, é o reino dos Céus.

Os homens de ciência fazem de si mesmos tão elevado conceito. Olham as coisas Divinas como indignas de atenção; concentrados na sua própria pessoa.

Negam-se a admitir o mundo invisível e um poder extra- humano, não é porque esteja isso fora de seu alcance, mas porque o seu orgulho se revolta contra a idéia de uma coisa que não podem dominar e que os desceria de seu pedestal. Eis porque só tem sorrisos desdenhosos para tudo quanto não seja do mundo visível e tangível Entretanto também como os demais, quer entrar nesse mundo invisível, de que zombam.

Em todas as circunstâncias a Humildade é colocada na categoria das Virtudes que aproximam de Deus e o Orgulho entre os defeitos que dele nos afastam.

É que a humildade eqüivale a um ato de submissão, enquanto que o orgulho é a revolta contra ele.

Mais vale então, para a vida futura, a felicidade do homem, ser pobre de Espírito, no sentido do mundo e rico de qualidades morais.

Muita Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino