Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sábado, 11 de julho de 2009

o valor da amizade


Meus irmãos queridos o amor é a alavanca que elimina o ódio, a inveja, maledicência, entre outros sentimentos que destroem o homem. Não estou me referindo ao amor entre um homem e uma mulher, geralmente esse amor formenta o ciúmes, o sentimento de posse, de desejo e de paixao. Estou me referindo ao amor por todas as coisas criadas por Deus e, é claro que estamos incluindo, também, a humanidade.
O amor por um amigo verdadeiro é fiel e leal. Este amor ajuda a enfrentar as adversidades da vida, aplaca as dores morais e físicas, amolece o coração mais rude e perfuma as vidas solitárias de muitas pessoas. A amizade, já foi comprovado cientificamente, é um bem necessário para todos nós. Eu li um artigo que o psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia (EUA), pesquisando o assunto por anos, chegou a conclusão que, para as pessoas terem um pouco de felicidade, precisam ter amigos. Os amigos, segundo ele, resumem a soma das 3 coisas que resultam na alegria: prazer, engajamento e significado. Assim, meus amigos conversar com um amigo, nos dá prazer, nos enche de alegria e muitas vezes, alivia a alma. Ao mesmo tempo, nos sentimos engajados, porque doamos muito de nós mesmos a ele, assim podemos afirmar que é "dando que recebemos". O amor por nossos amigos afasta de nós o temor da solidão.
Um outro fator importante para dedicação do nosso amor e amizade, é o amor pelos animais de estimação. E também, foi comrpovado cientificamente que o amor pelos animais diminuie a incidência de doenças cardiovasculares, reduz os níveis de triglicérides, colesterol e pressão sanguínea, melhora a recuperação e a taxa de sobrevivência a infartos do miocárdio, a incidência de doenças, diminui as reações típicas do estresse,proporciona maior bem estar psicológico, melhora a taxa de recuperação de doenças psiquiátricas e o aumento do cuidado pessoal e da auto-estima, isto meus irmãos, por possuir um animalzinho de estimação e dedicar a ele nossa amizade, nosso amor, agora, imaginem quando nos referimos ao nosso semelhante, também melhoramos nossa saúde e nossa auto-estima. O ser humano não é uma ilha, e Deus criou os espíritos puros, ignorantes e o dotou de livre arbítrio, para progredir e evoluir, e neste caminho nos presenteou com um sentimento forte de amor que se chama amizade.

Muita Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino