Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sábado, 4 de abril de 2009

O Bem e o Mal


Meus irmão em Cristo, pensando na dualidade existente entre O bem e o mal, tema proposto no grupo que frequento "Paz do Sofredores" para dissertar sobre o assunto e pesquisando, estudando, lendo em alguns sites na Net obtive a teoria. A prática, meus amigos, veio através do meu filho André Luiz, que foi assaltado na noite de terça-feira, embora o susto tenha sido muito grande, confesso a vocês que estou tranquila e otimista, ao mesmo tempo, muito agradecida a Deus, aos irmãos espirituais, ao protetor de meu filho, entre outros amigos que com certeza tenho na Pátria da Verdade, pois, meu filho saiu ileso, apenas o que tivemos foi o prejuízo material, este não entra em conta porque o material vai e volta.
Joana de Angelis, no livro O Ser Consciente (psicografado por Divaldo Franco) fala da dualidade que sempre existiu entre O Bem e o Mal, buscando na antiguidade imagens que simbolizavam ambos no comportamento humano, assim em todas as culturas o Bem e o mal, são representados por figura ou imagens, a exemplo da cultura chinesa que temos o Yang ( masculino – bom) e o Yin ( feminino – negativo) e na Bíblia o mal é personificado pela figura do Diabo que leva vários nomes a depender da cultura (Lúcifer, Satanás, Arimane), Joana define o bem e o mal assim: o bem é tudo quanto fomenta a beleza, o ético, a vida, consoante a moral, e o mal vem a ser aquilo que se opõe ao edificante, ao harmônico, ao bem.
Jesus dizia que o joio deveria crescer junto com o trigo. Contudo, no momento aprazado separaria um do outro. O trigo representa o bem; o joio, o mal. Os dois devem crescer juntos, ou seja, não há dualismo entre um e outro, pois o mal é sempre visualizado como a ausência do bem. Ele só surge quando o bem não se fez presente. É como o ladrão que rouba. Ele só rouba porque não houve antes uma prevenção.Mas Deus, cheio de bondade, colocou o remédio ao lado do mal, quer dizer, do próprio mal faz sair o bem. Chega um momento em que o excesso do mal moral se torna intolerável, e faz o homem sentir o desejo de mudar de caminho; instruído pela experiência, é compelido a procurar um remédio no bem, sempre por efeito do seu livre arbítrio; quando entra num caminho melhor, é pelo fato da sua vontade e porque reconheceu os inconvenientes do outro caminho. A necessidade o constrange, pois, a se melhorar moralmente, para ser mais feliz, como esta mesma necessidade o constrange a melhorar as condições materiais da sua existência. (O céu e o inferno, Kardec, Os demônios, o Bem e o Mal)
Joana de Angelis afirma que: O bem e o mal estão inscritos na consciência humana, em a natureza, na sua harmoniosa organização que deu origem à vida e a fomenta.
Tudo quanto contribui para a paz íntima da criatura humana, seu desenvolvimento intelecto-moral, é-lhe o bem que deve cultivar e desenvolver, irradiando-o como bênção que provém de Deus.
E esse mal, aliás transitório, temporal, que o propele às ações ignóbeis, aos sofrimentos, é remanescente atávico do seu processo de evolução, que será ultrapassado à medida que amadureça psicologicamente, e se lhe desenvolvam os padrões de sensibilidade e consciência para adquirir a integração no Cosmo, liberado das injunções dolorosas, inferiores.
As pessoas temem o mal ( a violência, as doenças, os flagelos entre outros) e Divaldo Franco indagado sobre o medo das pessoas,respondeu a questão dizendo:
"Não devemos recear o mal que porventura queiram nos fazer, porque somente nos acontece aquilo que devemos aos soberanos códigos. Se nos elevarmos em pensamento através da oração e por meio da ação, nenhuma força, por mais negativa, mandada ou encontrada, pode nos fazer qualquer mal. Não obstante, se nós temos uma vida dissoluta, sensualista, vulgar, e sintonizamos com os espíritos infelizes, não é necessário que ninguém -los mande: eles virão ter conosco pelo processo da sintonia."
Igualmente indagado se existia o chamado "malfeito", Chico Xavier disse que, se atirarmos uma bolinha de borracha de encontro à parede, e havendo nela um buraco, a bolinha passará...
Finalizando o proveitoso ensinamento da Lei de Causa e Efeito, lembrou que "semelhante atrai semelhante" e só recebe o mal quem está no mal. Você certamente estará livre de qualquer investida do mal pelo seu interesse em somente fazer o bem. Não há maior defesa e liberdade senão no pensamento e no trabalho no bem, em favor de si mesmo e de outrem. Não há maior força que a do amor e aquele que ama nada deve temer.
Portanto meus amigos, para finalizar, acredito que o mal (assalto) que veio ao meu filho, foi apenas para evitar um mal maior, a exemplo de um acidente com morte, minha mãe dizia usando os adágios populares, que Deus tira os dentes e enlarguece a garganta.
Muita paz para todos

2 comentários:

  1. Amiga, saudades deste espaço de luz...
    Muito bem escrito teu texto, ficou bem fácil de entender o que é muito importante em blog.
    No nosso estágio evolutivo ainda temos que lutar muito contra o mal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Jeanne obrigada pelo carinhoe volte sempre

    ResponderExcluir

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino