Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Os três crivos(2)


Meus irmãos muita paz para todos, há muito tempo atrás eu li a mensagem do Irmão X, psicografada por Chico Xavier e volta e meia as palavras do nosso Irmão X, através desta bela lição me faz meditar que na nossa vida, as vezes, tentamos fugir da maledicência, mas lá estamos nós, falando de um colega de trabalho, do vizinho, dos nosso amigos que consideramos mais íntimos, até mesmo de nossos parentes mais próximos e foi pensando nisso que gostaria de compartilhar com todos a mensagem do Irmão X, e também dizer que estou postando, principalmente, para mim.

Os três crivos

Certa feita, um homem esbaforido achegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos:
- Escuta, na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular...
- Espera!... - ajuntou o sábio prudente. - Já passaste o que me vais dizer pelos três crivos?
- Três crivos? - perguntou o visitante, espantado.
- Sim, meu caro amigo, três crivos. Observemos se tua confidência passou por eles. O primeiro é o crivo da verdade. Guardas absoluta certeza, quanto aquilo que pretendes comunicar?
- Bem, ponderou o interlocutor, - assegurar mesmo, não posso... - MAs ouvi dizer e... então...
- Exato. Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o da bondade. Ainda que não seja real o que julga saber, será pelo menos bom o que queres me contar? Hesitando, o homem replicou:
- Isso não... Muito pelo contrário...
- Ah! - tornou o sábio - então recorramos ao terceiro crivo, o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflinge.
- Últil!... - aduziu o visitante ainda agitado. - Últil não é...
- Bem - rematou o filósofo num sorriso, - se o que tens a confiar não é verdadeiro, nem bom, nem últil, esqueçamos o problema e não te procupes com ele, já que nada vale casos sem edificação para nós...

Aí está, meus amigos, a lição de Sócrates, em questão de maledicência...

Irmão X ( Francisco Cândido Xavier)

2 comentários:

  1. Oi Mara, boa noite, tudo bem? Perdoe a ausencia!!
    Parabens pela excelente postagem... realmente temos q aprender a filtrar mais o q falamos e ouvimos, p/ uma verdadeira saude de espirito!!!
    Parabens mesmo... abraçooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Lindissima mensagens, te amo beijos fraternos

    ResponderExcluir

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino