Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Os bens materiais


Meus irmãso meditemos a cerca dos bens materiais. Quando nascemos o que está reservado a nós não nos pertence, todo bem material vem de nossos pais, dependendo da nossa origem, ricos e pobres, dependemos exclusivamente dos nossos pais, da sua sabedoria em nos prover. Depois, ao tornarmos adultos vamos seguindo a rota que traçamos na vida espiritual.
Portanto, meus amigos, os bens materiais chegam até nós através do nosso merecimento, o perigo está no apego aos bens materiais e não no desejo de possuir uma casa melhor, um carro melhor, uma promoção para que nosso sálario aumente um pouco, etc.
A Doutrina Espírita nos ensina que o interesse pessoal é o sinal mais característico de imperfeição e o apego as coisas materiais é sinal notório de inferioridade espiritual, ou seja ainda sem evolução. O Espiritismo, meus irmãos, não condena a posse do dinheiro ou bens materiais, mas nos ensina a usar com equilibrio, com consideração ao próximo e também em beneficio dele, sendo utilizados para caridade
Kardec escreve: "Se o homem não fosse instigado ao uso dos bens da Terra, senão em vista de sua utilidade, sua indiferença poderia ter comprometido a harmonia do universo. Deus lhe deu o atrativo do prazer que o solicita à realização dos desígnios da Providência. Mas, por meio desse atrativo, Deus quis prová-lo também pela tentação que o arrasta no abuso, do qual sua razão deve livrá-lo"
Sócrates e Platão dizem que a riqueza é um grande perigo. Todo homem que ama a riqueza não ama nem a si, nem o que está em si. O apego aos bens materiais é perda da alma. O Espiritismo diz que, a riqueza é uma prova mais difícil do que a pobreza, porque pode provocar o apego aos bens materiais, e dificultar o acesso aos bens espirituais.
Portanto, os bens materiais também é uma provação para quem os possuem, assim o homem é tentando em diversos seguimentos a exemplo do orgulho, cobiça, avareza, entre outros vícios que ainda fazem parte da nossa imperfeição e através do uso destes bens o homem também vai aprendendo a utilizá-los em beneficio do próximo, exercitando a prática do bem e do amor ao próximo.
Muita Paz

Um comentário:

  1. Bom dia minha amiga, que possamos fazer bom uso dos bens que aqui hora utilizamos, pois ja que não passam de usufruto nosso, cedo ou tarde teremos de prestar contas deles, ao verdadeiro dono, que é o Pai Eterno!!!
    USemos de verdadeira sabedoria, cultivando os tesouros do coração que são impereciveis, não enferrujam e nem podem ser roubados... fé, esperança e caridade... e que a caridade possa sempre resplandecer em nossos gestos!!!
    Ótimo fim de semana e feliz Pascoa, abraçoooo

    ResponderExcluir

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino