Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Espiritismo e Meddiunidade



Que devemos buscar na Mediunidade? Como devemos considerar os Médiuns?
Que nos podem oferecer o Espiritismo e o Mediunismo?
Essas três singelas perguntas constituem o esboço do presente capítulo.
Em que pese ao extraordinário progresso do Espiritismo, neste seu
primeiro século de existência codificada, qualquer observador notará que os
seus variegados ângulos ainda não foram integralmente apreendidos, inclusive
por companheiros a ele já filiados.
Muitas criaturas, almas generosas e simples, ainda não sabem o que
devem e podem buscar na mediunidade.
Outras, guardam um conceito errôneo e perigoso, com relação aos
médiuns, situando-os, indevidamente, na posição de santos ou iluminados.
Em resumo, ainda não sabemos, evidentemente, o que o Espiritismo e a
prática mediúnica nos podem oferecer.
Há quem deseje, irrefletidamente, buscar nos serviços de intercâmbio
entre os dois planos a satisfação de seus interesses imediatistas, relacionados
com a vida terrena, como existem os que, endeusando os médiuns, ameaçamlhes
a estabilidade espiritual, com sérios riscos para o Homem e para a Causa.
O Espiritismo não responde por isso. Nem os Espíritos Superiores. Nem os Espíritos mais esclarecidos.
Allan Kardec foi, no dizer de Flammarion, “o bom senso encarnado”, O Espiritismo, cuja codificação no plano físico coube ao sábio francês, teria de ser, também, a Doutrina do bom-senso e da lógica, do equilíbrio e da sensatez.
Ele permanecerá como imponente marco de luz, por muitos séculos, aclarando o entendimento de quantos lhe busquem por manancial de esclarecimento e consolação. Ao invés de cogitar apenas dos problemas materiais, para cuja solução existem, no mundo, numerosas instituições especializadas, cogita o Espiritismo de fixar o roteiro do nosso reajustamento para a Vida Superior. Reajustamento assim especificado:
a) - Moral
b)— Espiritual
c) — Intelectual
E na definição de André Luiz, “revelação divina para renovação fundamental dos homens”.
Quem se alista nas fileiras do Espiritismo é compelido, naturalmente, a iniciar o processo de sua própria transformação moral. Não quer mais ser violento ou grosseiro, maledicente ou ingrato, leviano ou infiel. Deseja, embora tateante, em vista das solicitações inferiores que decorrem, inevitavelmente, do nosso aprisionamento às formas primitivistas evolucionais, subir, devagarinho, os penosos degraus do aperfeiçoamento espiritual, integrando-se, para isso, no trabalho em favor de si mesmo e dos outros.
O Espírita esclarecido considerará o médium como um companheiro comum, portador das mesmas responsabilidades e fraquezas que igualmente nos afligem. Alma humana, falível e pecadora, necessitada de compreensão.
Não o tomará por adivinho, oráculo ou revelador de notícias inadequadas. Assim sendo, ajudá-lo-á no desempenho dos seus deveres, evitando o elogio que inutiliza as mais belas florações mediúnicas, para estimulá-lo e ampará-lo com a palavra amiga e sincera.
Todo Espírita ganharia muito se lesse, meditando, o capítulo História de um Médium, do livro “Novas Mensagens”, do Espírito de Humberto de Campos. Como descansariam os médiuns do assédio impiedoso que lhes movem alguns companheiros, deixando-os, assim, livres e desimpedidos para a realização de suas nobres tarefas? O Espiritista sincero irá compreendendo, pouco a pouco, que o Espiritismo e o Mediunismo lhe podem oferecer ensejo para o sublime “reencontro com o pensamento puro do Cristo, auxiliando-nos a compreensão para mais amplo
discernimento da verdade”. E, através dessa compreensão, saberá reverenciar “o Espiritismo e a
Mediunidade como dois altares vivos no templo da fé, através dos quais contemplaremos, de mais alto, a esfera das cogitações propriamente terrestres, compreendendo, por fim, que a glória reservada ao espírito humano é sublime e infinita, no Reino Divino do Universo”.
Com esta superior noção das finalidades da Doutrina Espírita, não mais se farão ouvir, proferidas por companheiros nossos, as três perguntas com que abrimos o presente capítulo:
Que devemos buscar na mediunidade? Como devemos considerar os médiuns?
Que nos podem oferecer o Espiritismo e o Mediunismo?


Página retirada do Liuvro Estudando a Mediunidade de Martins Peralva

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