Um Sublime Peregrino

"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)

sábado, 17 de setembro de 2011

Evangelho e atualidade

          Antonio Cesar Perri de Carvalho

Passados dois mil anos da epopéia do Cristo, a sua mensagem se esparziu pelo mundo, mas persistem sinais de incompreensão de seus ensinos e até aqueles que aguardam e anunciam o seu retorno.
O Espiritismo se assenta nas máximas morais do Cristo. Isso está claramente fundamentado na obra inaugural O Livro dos Espíritos e, na sequência, em uma obra específica de Allan Kardec: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Entre os espíritas há esforço pelo aprimoramento moral e espiritual e por ações em favor do próximo, como as tradicionais instituições assistenciais.
Em um mundo complexo, há muitos progressos técnicos, tecnológicos, humanos e sociais, porém ainda há contrastes chocantes e até muitas incertezas. Daí, até a expectativa de uma solução mágica. Com certeza, vivemos os “sinais dos tempos” preditos desde os apóstolos. Se há ou haverá cataclismos, esta é uma ocorrência natural na evolução física de nosso planeta e matéria de estudo da geologia, da meteorologia, ecologia, etc. Para a religião cabe a missão de colaborar com o homem, com ações educativas e preventivas, para se evitar as tragédias psíquicas, espirituais, ou seja, comportamentais.
Daí a razão que Emmanuel, o Mentor Espiritual de Chico Xavier, ter anotado num de seus primeiros livros:  “Aproxima-se o momento em que se efetuará a aferição de todos os valores terrestres para o ressurgimento das energias criadoras de um mundo novo...” Na mesma obra A Caminho da Luz, também comenta: “Hoje, como outrora, na organização social em decadência, Jesus avança no mundo, restaurando a esperança e a fraternidade, para que o santuário do amor seja reconstituído em seus legítimos fundamentos”.
Com base nos fundamentos do Cristianismo, a histórica obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, define o grande objetivo: “[...] destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissenções, mas tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua”. A exclusão do orgulho e do egoísmo leva a importante conquista: “A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade.”  Essa é a chave para o portal de uma nova Civilização!
A lei áurea trazida pelo Cristo – de respeito e apoio ao próximo – deve ser a fundamentação para uma nova sociedade: de respeito à vida nas suas várias manifestações, de respeito ao próximo – nas relações interpessoais – e na diversidade humana, e de respeito à Natureza. Num clima de transições e de incertezas o homem deve se conscientizar de sua natureza espiritual e das conseqüências práticas – individuais e sociais – de se colocar como um espírito encarnado e que adota a mensagem cristã. 
Na profícua literatura mediúnica de Chico Xavier são evidentes as contribuições para o melhor entendimento do homem, como ser espiritual, e para uma compreensão bem expandida dos Evangelhos. Notável comentarista do Novo Testamento, o espírito Emmanuel lembra que “[...] compete a nós outros, partidários do Mestre, a posição de trabalhadores sinceros, chamados a servir e cooperar na obra paciente e longa, mas definitiva e eterna, daquele a que o Pai ‘constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”. Muito importante que no mesmo livro (Fonte Viva), o autor espiritual alerta que: “Os homens esperam por Jesus e Jesus espera igualmente pelos homens”.
Portanto, dois mil anos antes dos momentos de transição a base para uma nova Era foi apresentada pelo Cristo. Tudo indica que vivemos os estertores de um mundo de  desrespeitos, e que, mesmo em situações difíceis que podem se apresentar, estas prenunciam o alvorecer de um novo dia para a Humanidade.
---
O autor é Secretário Geral do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira e diretor do Conselho Espírita Internacional. Foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e dirigente de instituições de Araçatuba.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DA REGIÃO. ARAÇATUBA, SP, QUARTA-FEIRA, 14/09/2011, PÁG. A2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Sublime Peregrino

Um Sublime Peregrino